sábado, 9 de junho de 2012

Como aumentar as vendas na sua loja física usando a internet:


Por Rogério Kobal, consultor de Marketing Digital

Muito se fala sobre o potencial do Brasil em relação ao e-commerce, das taxas de crescimento e do comportamento de compra das novas gerações. Também é fato que muito se vende pela internet no mundo e cada vez mais no Brasil.

Mas você que é um pequeno empreendedor e já tem uma loja aberta em um shopping center ou uma rua de comércio, deve-se perguntar com alguma frequência o que fazer para abrir uma loja virtual, quanto isso custa e o que precisa ser feito para mantê-la funcionando.

Eu preparei este post para responder estas dúvidas e ajudar você a tomar boas decisões sobre como usar a internet para vender mais e melhor.

Muitos pequenos empreendedores abrem uma pequena loja para vender produtos duráveis como roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, perfumes, livros, etc. Além disso, cada vez mais encontramos pessoas que aplicaram suas economias na aquisição de uma franquia, com o objetivo de minimizar riscos e conseguir apoio durante o processo de amadurecimento do negócio.

Tanto o pequeno varejista quanto as grandes redes de franquia pensam todo santo dia em 3 indicadores básicos que refletem a saúde do empreendimento:

Número de pedidos realizados

Valor do ticket médio

Tempo de giro de estoque

É claro que há vários outros, mas eu vou me concentrar nestes 3, que considero vitais.

Atualmente há várias ferramentas de comunicação que são utilizadas pelo varejo, sendo que a grande maioria delas é repudiada pelos consumidores que recebem avalanches de panfletos e mensagens querendo vender o que eles não precisam.

Neste contexto, a internet, o Google e as mídias sociais ganham cada vez mais a preferência do consumidor pois são canais controlados por ele, ou seja, o sujeito busca a informação que precisa para resolver os problemas que está vivendo. Aprende sobre o que deseja comprar, tira dúvidas, pede recomendações. Aprende sobre coisas que são importantes e que ele não sabia sobre um determinado produto, sobre as consequências de seu uso e dezenas de outras informações.

É ai que nasce a real necessidade da sua loja e marca estarem presentes na internet. Porém há algumas considerações muito importantes para que sejam encontradas e consideradas relevantes. Veja as principais:

Entenda como seu cliente compra
Pode-se vender de tudo pela internet. Porém isso não significa que o processo de compra é igual para todos os produtos e serviços. Há produtos onde a sensação do toque é fundamental para a decisão de compra e nestes casos é importante criar momentos em que o consumidor consiga pegar e sentir o que deseja comprar para poder decidir. Cada vez mais encontramos pessoas que vão até as lojas físicas, pegam, analisam e tiram dúvidas sobre determinado produto e depois vão pesquisar preços na internet, onde acabam comprando.

Tenha um objetivo claro, mensurável e alcançável.
Se você não tiver isso em mente e não acompanhar a evolução dos resultados irá desistir no meio do caminho.

Primeiro porque você não saberá se o negócio está evoluindo para conquistar o que você deseja ou se está emperrado e parado no tempo.

Segundo porque se você não for objetivo e ágil na análise cotidiana irá gastar o tempo que você já não tem com o que não interessa.

Tempo: o recurso mais importante
Você terá que dedicar tempo para a versão online do seu negócio. Se você não tem este tempo terá que contratar alguém ou alguma empresa que tenha tempo para se dedicar. A versão online do seu negócio não irá trabalhar sozinha para você. É praticamente uma segunda loja e vai levar tempo para ela se consolidar. Não há milagre. Empresas como Facebook, Google, Twitter são as exceções do mundo.

A sua realidade é produzir pessoas interessadas em comprar o que você vende.

Que ferramenta utilizar na internet
A melhor coisa que você faz é ter um site próprio. Por mais que as mídias sociais sejam gratuitas, eu nunca irei recomendar para você construir sua reputação em terreno alugado.  Do mesmo jeito que as mídias sociais e ferramentas gratuitas crescem rápido da noite para o dia, podem sumir, como por exemplo a Second Life, o maior mico da história da internet. O Facebook é a maior rede social do mundo, porém é controlada por uma única pessoa que muda o que bem entender quando quiser, a exemplo da ativação da linha do tempo mesmo não agradando os milhões de usuários.

Enfim, tenha um site próprio. E que este site esteja junto de um blog.

Devo investir em um sistema de e-commerce logo de cara?
Não. Invista em um site com blog e ative uma opção de envio de pedidos para que você confirme. No início você não terá uma avalanche de pedidos por dia. Você terá que produzir bastante conteúdo para gerar um bom tráfego qualificado no seu site.

Por isso, não gaste com um sistema pronto de e-commerce. Você vai empatar dinheiro que é importante para o seu capital de giro. Além disso o sistema ficará ocioso, pois você não dará conta de usar tudo o que ele pode oferecer. Afinal sua equipe é enxuta e está focada em atendimento direto no balcão para o tráfego que você já tem na loja.

Invista em um site que funcione como um catálogo virtual e que faça o atendimento inicial ao cliente.

Ative uma conta no Pague Seguro do UOL ou PayPal que são gateways de pagamento seguros e permitirão todas as formas de pagamento.

Quando o volume de trabalho crescer a ponto de você começar a pensar em ter que contratar uma pessoa só para atender a demanda gerada pelo e-commerce, então está na hora de você investir num sistema mais completo que inclua um carrinho de compras, sistema de pagamento e integração de valores de frete.

Ninguém quer saber da sua história no seu site
Por isso não perca tempo com este tipo de conteúdo. As pessoas querem comprar algo e você precisa deixar evidente o que é que você vende.

Seja claro e objetivo sobre o que você faz

Esqueça frases do tipo “ Vendemos sonhos ”.  Quem vende sonhos é padaria e livro de interpretação de sonho. Você vende produtos.

Dos produtos que você vende há 3 que são  os TOP de vendas. São aqueles que pagam todas as despesas.  São aqueles que garantem o capital de giro da sua loja.

Estes produtos deverão estar sempre em destaque.

Organize cada produto em uma página diferente
Sim, dá mais trabalho. Porém compensará pelo fato de ajudá-lo a se posicionar nas primeiras posições para as palavras-chave relacionadas ao seu produto. Isso irá permitir que você não invista em links patrocinados para conquistar um tráfego de clientes propensos a comprar o que você vende.

Veja o vídeo com um bom exemplo de site que funciona como catálogo de produtos que está posicionado na primeira posição do Google para seu principal termo-chave.


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