sábado, 9 de junho de 2012

É um bom negócio vender pelo Facebook?


O Facebook commerce, ou F-commerce como ficou conhecido, já é uma realidade. Nos Estados Unidos já existem diversas ferramentas para quem deseja transformar a fanpage do Facebook em uma loja virtual. No Brasil a única ferramenta disponível por enquanto é a LikeStore. O serviço que foi testado com a venda de ingressos para os shows do Jack Johnson no começo do ano, aos poucos está sendo disponibilizado para qualquer usuário.

Mas qual é a vantagem de usar o Facebook para vendas?

São muitas. Para começar os usuários de internet estão passando cada vez mais tempo nas redes sociais, compartilhando todo o tipo de experiências. Hoje são mais de 20 milhões de usuários no Brasil, e o número cresce a cada dia. De acordo com o e-bit o comércio eletrônico deve movimentar mais de R$20 bilhões no país neste ano, e o F-commerce certamente pode abocanhar parte deste mercado. Se considerarmos que nove de cada dez compras estão sujeitas a influencia social, as redes sociais se tornam a plataforma ideal.

Em torno de 67% das pessoas tendem a gastar mais na internet depois de receber uma recomendação. Isso porque os usuários sabem que sua rede de contatos é feita de pessoas com gostos similares. Isso faz com que os clientes das empresas se tornem seus maiores propagandistas (tanto positiva como negativamente). Também devemos considerar que a internet é um terreno fértil para fraudes e esquemas, por isso a recomendação de pessoas conhecidas é fundamental para a credibilidade.

Outro bom motivo é que grande parte das atividades que os usuários fazem na internet com diversas ferramentas, hoje podem ser feitas apenas no Facebook, como troca de mensagens, mensagens instantâneas, vídeo chamadas (recém incorporadas com a compra do Skype), discussões, jogos, etc. Isso faz com que os anúncios na rede sejam cada vez mais relevantes e comprova o imenso potencial da rede para o comércio.

O poder de viralização e o social commerce

Com certeza uma das principais vantagens do Facebook é a capacidade de viralização das mensagens. Quando um usuário curte a sua fanpage, sempre que você inserir um novo produto na sua loja, ele verá a atualização em seu feed de notícias. Se ele curtir, automaticamente todos os seus amigos verão o seu produto. Este poder de viralização não existe em outros canais, por isso o momento é tão propício para o investimento.

Outro aspecto interessante é o conceito de social commerce. A princípio, os melhores produtos e serviços para se vender pelo Facebook são aqueles que as pessoas podem usufruir junto com os seus amigos, como ingressos para shows e reservas para pousadas e hotéis. Isso porque as pessoas acabam usando a própria rede, e de forma espontânea, promovendo o que você vende para seus contatos.
Imagine se você pudesse abordar uma roda de pessoas combinando uma viagem, e no mesmo momento oferecer as passagens, a estadia, e outras atividades. O poder de conversão se torna muito grande. Se você já possui um e-commerce e quer saber mais sobre o F-commerce, entre em contato nos comentários abaixo que ficaremos felizes em te ajudar.

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